Uma alimentação saudável é composta por frutas, legumes e verduras. Porém, infelizmente, nem sempre isso é verdade!  No Brasil, um levantamento realizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apontou que grande parte dos legumes e frutas consumidos pelos brasileiros tem uma quantidade bem acima do limite ideal de agrotóxicos.
O uso indiscriminado desses produtos está associado com o desenvolvimento de diversos distúrbios de saúde – neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer. Por isso, o uso intensivo de defensivos agrícolas na produção de alimentos no Brasil tem gerado preocupações no âmbito da saúde pública.
Cabe dizer, que nos últimos dez anos, a taxa de consumo de agrotóxicos cresceu mais de 190% no país. Segundo a ANVISA, o consumidor deve procurar por produtos com origem identificada, pois isso aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos. Ainda, sempre que possível, de preferência aos produtos de origem orgânica.