Conhecida como síndrome do esgotamento emocional ou profissional, a Síndrome de Burnout é um distúrbio caracterizado por um estado crônico de tensão e estresse causado por situações psicológicas e físicas desgastantes vividas no cotidiano de trabalho.
Os sintomas envolvem uma sensação intensa de esgotamento e desmotivação, além de crises de ansiedade, baixa autoestima, mudanças repentinas de humor, falta de concentração, problemas de memorização e tendência ao isolamento. Inclusive diversos sintomas físicos podem aparecer. Diagnosticar a síndrome de Burnout pode não ser tão trivial, pois muitas vezes é confundida com depressão (que também pode estar associada com a síndrome). Um tratamento multidisciplinar é necessário.

Para o tratamento é necessário a soma de psicoterapia, às vezes o uso de antidepressivos, e quase sempre mudanças no estilo de vida. Praticar atividades físicas e fazer exercícios de relaxamento são ótimos aliados para combater sues sintomas. Além disso, manter uma alimentação saudável e dormir bem são outros potentes aliados do bem-estar, por isso cuide-se! Procure ajuda médica e nunca se automedique!