Durante a menopausa ocorre uma queda na produção dos hormônios estrogênio e progesterona, o que irá promover uma série de sintomas característicos. Ainda, essa redução dos níveis hormonais leva à diminuição do metabolismo basal e à perda gradual de massa muscular, o que facilita o ganho de peso.
Para manter a saúde em dia, bem como o peso ideal, é importante ter um programa alimentar que vá ao encontro das demandas do corpo nesse período.  Dê preferência às frutas e vegetais frescos que melhoram a constipação e os níveis de colesterol.  Evite alimentos processados, com grandes quantidades de açúcares, sal, gorduras e aditivos químicos (que facilitam o ganho de peso). Escolha os alimentos ricos em isoflavonas (linhaça), ácido gama linoleico, zinco, magnésio, cálcio, vitaminas C, B6 e niacina, que auxiliam a regular o balanço hormonal e dar suporte à saúde na menopausa.
Por fim, não se esqueça de tomar sol para estimular a produção de vitamina D e de fazer atividade física regularmente. Lembre-que a menopausa representa um período de transição que culmina com o fim dos anos férteis e, portanto, deve ser encarada como uma nova etapa na vida feminina. Cuide-se!