Envelhecer é um processo desafiador. Já na faixa etária de 25 a 30 anos, tem início um processo natural e progressivo de declínio da produção hormonal, o que prejudica a capacidade do organismo de realizar a renovação e reparo das células. Esse desequilíbrio hormonal é a base do envelhecimento.
Os hormônios são produzidos a partir de aminoácidos, proteínas e ácidos graxos, que por sua vez são obtidos na alimentação. Hábitos alimentares que prezam pela regularidade de horários e diversidade estimula a produção hormonal, assim como noites constantes de sono profundo e de qualidade, a diminuição do estresse diário, e a prática regular de exercícios físicos, que aumenta a secreção de moduladores hormonais, restabelecendo o equilíbrio e proporcionando a longevidade desejada por todos nós.
Tratamentos hormonais também podem aliviar os efeitos do envelhecimento. No caso da população feminina, a reposição de progesterona e estrogênio ajuda a minimizar os efeitos indesejados da menopausa, enquanto para os homens, a reposição de testosterona ameniza sintomas correspondentes como a perda da libido, impotência sexual, cansaço crônico e até problemas de próstata. Converse com o seu médico a respeito!