Você sabia que existem diferentes formas de inteligência? Segundo Howard Gardner, responsável pela teoria de inteligências múltiplas, a inteligência emocional (IE), definida pela soma das inteligências inter e intrapessoal, também é uma competência extremamente importante. De acordo com o psicólogo Daniel Goleman, o controle das emoções é fundamental para a formação e desenvolvimento do indivíduo.
Para Goleman, existem cinco capacidades que formam a IE: autoconhecimento emocional (reconhecer as próprias emoções); controle emocional (saber lidar com os próprios sentimentos); automotivação (direcionar as emoções); reconhecimento de emoções alheias (entender as emoções dos outros e ter empatia) e relacionamentos interpessoais (saber lidar socialmente com outros indivíduos).
A IE vai além de ter empatia e ser sociável, é conhecer os próprios sentimentos e saber mediar conflitos para lidar com as mais diferentes e desafiadoras situações de modo sensato. Por isso a IE pode ser moldada e aprimorada, construindo novas formas de pensar e agir. Controle sua impulsividade, entenda melhor seu comportamento e aumente sua autoconfiança e habilidades de socialização. Conheça a si mesmo, a IE é a chave para uma vida mais equilibrada e feliz!