O intestino é um órgão poderoso que possui a sua rede própria de neurônios, além da capacidade de produzir diversos neurotransmissores, como, por exemplo, a serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Além disso, também auxilia na defesa do organismo, dando suporte ao sistema imunológico. Por isso, se o intestino não estiver funcionando adequadamente pode ocorrer o comprometimento tanto da sua saúde física quanto mental.
Um dos fatores mais importantes para que o intestino atue de forma saudável é a composição da sua microbiota. Diversos estudos já demonstraram que a falta ou excesso de determinados micro-organismos pode gerar doenças como depressão e anorexia. Alta ingestão de alimentos ricos em açúcares, gorduras e aditivos químicos bem como o álcool, o tabagismo e o sedentarismo interferem de forma negativa no seu funcionamento.
Por outro lado, se quer cuidar da saúde do intestino, invista em alimentos que contenham altos níveis de cálcio e magnésio (brócolis, gergelim, salmão, espinafre e aveia) que estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina. Também é importante dormir bem, praticar exercícios e ser mais feliz. Pois, está tudo interligado: mente, corpo e espírito!