O nosso peso é o resultado, simplificadamente, da diferença entre a quantidade de calorias que ingerimos e da que gastamos. Assim, se gastamos mais do que consumimos, iremos emagrecer, do contrário, iremos engordar.
Um metabolismo acelerado é aquele que estimula a queima de gordura (e, por isso, sonhado pela maioria das pessoas). Quando o metabolismo é lento, o corpo queima menos calorias, podendo fazer com que reserve mais gordura. No entanto, é importante saber que a taxa metabólica (quantidade de energia química gasta por unidade de tempo) de um indivíduo pode ser influenciada pela idade, peso, sexo, genética, temperatura, frequência das refeições, quantidade de atividade física, alimentos ingeridos, hormônios e estresse.
Por isso, se o objetivo é emagrecer a primeira coisa a se fazer é consultar um profissional capacitado tecnicamente para rever seus hábitos de vida e analisar sua taxa metabólica e assim indicar o tratamento que mais se adequa as suas necessidades físicas e à sua rotina.