Para quem quer ter um abdômen sequinho não basta apenas manter uma rotina de exercícios, é preciso ficar de olho naquilo que se come. Para você alcançar a barriga chapada, ou até aquele tanquinho desejado, a nutróloga Liliane Oppermann conta quais os melhores e piores alimentos para a região.
“Nós mulheres reclamamos muito da gordura e da celulite, mas ela é uma gordura que está ali quietinha e que só incomoda, já a visceral está relacionada ao ataque cardíaco, diabetes e uma série de problemas. Toda vez que envolve muita insulina ou algum distúrbio metabólico, o excesso de calorias, ou de sódio e de gordura FAZ COM QUE A GORDURA SE DEPOSITE PRINCIPALMENTE INTRA-ABDOMINAL, que é a gordura visceral”, explica.
PIORES ALIMENTOS
1°: PÃO BRANCO
“O pão refinado não tem as fibras e os nutrientes que o 100% integral oferece. As fibras vão retardar que o açúcar do sangue chegue ao nosso cérebro, então quando comemos um pão branco ele chega muito rápido, DISPARA A INSULINA E NA SEQUÊNCIA TEMOS FOME DE NOVO. Não é à toa que os restaurantes oferecem de entrada, se resolvesse a fome todo mundo parava por ali e não ia para o prato principal”, revela. Portanto, substitua sempre pela opção integral, mais saudável e que promove saciedade.
2°: FEIJOADA
Você não resiste a uma boa feijoada no final de semana? Se o seu sonho é definir a região abdominal, é melhor rever essa prática. “É um alimento muito consumido e muito apreciado, até é bem acessível, mas ELE REÚNE TUDO QUE É MAIS GORDUROSO. O feijão é cozido com muito óleo, temos o torresmo, todas as partes gordas do porco e até a couve é feita no óleo. Geralmente se come com excesso de arroz e até farofa e é um prato frequente na mesa dos brasileiros. Muita caloria de gordura saturada e a questão é diminuir a frequência e comer somente as partes menos gordas, como o paio”, indica.
3°: DOCE DE LEITE
“O doce de leite é o leite de forma concentrada, então a lactose, que é a proteína do leite, está concentrada e como se não bastasse é acrescido o açúcar refinado. VOCÊ TEM A GORDURA DO LEITE E É CHEIO DE CALORIAS”, alerta.
4°: REFRIGERANTE
O refrigerante pode até parecer inocente, mas um único copo dificulta muito a busca pelo peso ideal: “Além do excesso de açúcar ele tem fatores antinutricionais, que são SUBSTÂNCIAS QUE ATRAPALHAM A ABSORÇÃO DE NUTRIENTES BONS DE OUTROS ALIMENTOS. E como se não bastasse quem toma refrigerante não toma um copo, elas tomam meio litro, um litro e acompanham a refeição. Às vezes ele tem a mesma quantidade de calorias da refeição, então elimine”.
5°: SOJA
“A questão é a forma como é apresentado e a quantidade que se consome. Que fique claro que é NA VERSÃO TRANSGÊNICA e infelizmente é uma boa parte da que a gente consome. Pouco se sabe a longo prazo o que esses organismos modificados geneticamente podem causar, e não coincidente estão acontecendo muitos casos de obesidade, câncer e até transtornos de atenção em crianças. Não precisa excluir da sua vida, mas eu conheço mães que colocam o suquinho de soja, até dois, na lancheira da criança, macarrão instantâneo, cereais e uma série de produtos que têm sinais de soja. Se for ocasional não tem problema, mas DUAS OU TRÊS VEZES AO DIA É UM PROBLEMA”, adverte.
MELHORES ALIMENTOS
1°: BATATA DOCE
Queridinha de quem pega firme na academia, a batata doce é mesmo uma das maiores aliadas da sua cintura: “Ela pode dar gases, mas isso acontece quando você mistura com uma série de alimentos errados. VOCÊ PODE COMER COM FRANGO, PEIXE OU UMA CARNE MAIS MAGRA”.
2°: QUINOA
A quinoa é um alimento muito versátil, que tem sido colocado desde pães e bolos até saladas e sucos. “A QUINOA PODE SER USADA COZIDA OU EM PÓ para acrescentar em iogurte e uma série de outros pratos”, conta.
3°: CHÁ VERMELHO
“É a mesma erva do chá verde, COM PROPRIEDADES TERMOGÊNICAS E ANTIOXIDANTES, e o vermelho ainda é diurético, ajuda a limpar e eliminar as toxinas e faz nosso corpo funcionar melhor”, garante.
4°: PEIXE
“CONTÉM ÔMEGA 3, UMA SUBSTÂNCIA QUE AJUDA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO. Lembrando que não é o peixe frito, e a sardinha é um alimento bastante acessível e mesmo em lata pode ser consumida”, aconselha.
5°: IOGURTE
Que tal adicionar um bom iogurte no seu café da manhã? Além de delicioso, ele é o melhor amigo da barriga perfeita: “Hoje já se sabe que CUIDAR DA FLORA INTESTINAL É MUITO IMPORTANTE PARA O EMAGRECIMENTO,porque a pessoa que tem um bom funcionamento tem maior perda na região do abdômen. O cálcio também está relacionado à redução abdominal e está presente nele”.
Fonte: DaquiDali- Participação Dra.Liliane Oppermann