Considerado um dos elementos mais importantes, o zinco é um mineral fundamental que participa de diversas reações metabólicas do organismo. Por não ser armazenado no organismo (como algumas vitaminas o são), o zinco deve ser constantemente obtido por meio de uma alimentação nutritiva e balanceada.
O zinco contribui para a manutenção do sistema imunológico, participa da síntese de hormônios, está envolvido na síntese do DNA e no processo de divisão celular, auxilia na absorção de nutrientes, ajuda a preservar a saúde cerebral, está envolvido nas funções oculares, na fertilidade, e contribui para a saúde intestinal, da pele e dos cabelos.
Aproximadamente 90% do zinco encontrado em nosso organismo está concentrado no tecido muscular e ósseo, o que pode dificultar a detecção dos seus níveis por exames de laboratório. Portanto, manter uma alimentação saudável e altamente nutritiva é a chave para manter os níveis do mineral em dia. As principais fontes de zinco são frutos do mar, carnes, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. Converse com seu médico e nutricionista para esclarecer suas dúvidas.