O alho é um dos alimentos mais acessíveis e saudáveis para o organismo. Ele é anti-hipertensivo, antisséptico, anti-inflamatório, tem ação anticoagulante, atua na manutenção no sistema imune, no combate ao colesterol, dentre outros benefícios.
O alho inibe a ação de substâncias utilizadas como aditivos na indústria – como as nitrosaminas, os nitritos e os nitratos – e, por isso, já foi demonstrado que a ingestão diária desse alimento diminui a incidência de tumores no estômago e no cólon. Devido ao alto teor de cisteína, consumir alho é ótimo para desintoxicar o organismo, pois esse aminoácido tem a capacidade de se combinar com os metais pesados, formando um complexo que é expelido pelo corpo como maior facilidade.  Ele também estimula a produção de ácido gástrico, o que ajuda na digestão dos alimentos.
Porém, por aumentar a acidez do estômago, pessoas com tendência a refluxo, gastrite, úlceras e azia devem consumir com moderação. Lembre-se que para uma vida saudável e equilibrada, é fundamental conhecer e respeitar as necessidades e características do seu corpo. E em caso de dúvidas, não deixe de falar com um especialista.